Ator / Soldado
[20 / 07 / 1925 <==> 28 / 05 / 1971]
Audie Leon Murphy, mais conhecido apenas como Audie Murphy, foi um ator e soldado norte americano, conhecido pelos fãs e admiradores através de suas participações em diversos filmes do tipo "Western", produzidos nas décadas de 1950 e 1960 e pelo povo norte americano que o lembra sempre como um herói de guerra.
Audie Murphy nasceu na cidade de Kingston, estado do Texas (EUA), sendo os seus pais lavradores.
Audie Murphy teve de trabalhar desde cedo para sustentar a mãe e oito irmãos, pois o pai abandonou a família quando ele tinha apenas doze anos.
Com dezoito anos alistou-se na no exército, e serviu no grupamento de infantaria, sendo que participou ativamente de nove campanhas na África, Sicília, Itália, França e Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Pela sua bravura em combates tornou-se o soldado mais condecorado da guerra, tendo recebido mais de vinte medalhas, incluindo a Medalha de Honra, Purple Heart, Silver Star, Marksman Badge with Rifle Bar, Croix de Guerre da Bélgica e da França, Legion of Merit e a Purple Star.
Após a guerra, sua fotografia apareceu na capa da revista Life e foi vista pela ator James Cagney, que o levou para Hollywood.
Murphy estreou como ator em 1948 no filme "Beyond Glory", drama estrelado por Alan Ladd.
Após ter participado com papéis secundários em alguns filmes, surgiu posterioirmente em seu primeiro filme "faroeste", "The Kid From Texas".
A essa altura ele já estava casado com a atriz Wanda Hendrix, com quem fez seu filme seguinte, "Sierra".
A união duraria apenas até Abril de 1951, devido, em parte, aos traumas pós-guerra sofridos pelo ator, que o faziam ter terríveis pesadelos e dormir com armas por toda a casa, inclusive debaixo do travesseiro.
Três dias após o divórcio, Murphy casou-se com Pamela Archer, a quem conhecera no ano anterior e que lhe daria seus dois únicos filhos, Terry e James.
Apesar de haver declarado certa vez que fizera "o mesmo western umas trinta vezes, com cavalos diferentes", a verdade é que, com seus filmes de baixo orçamento, porém mais bem acabados que os antigos faroestes "B", já que foram produzido em cores, roteiros melhores e maior duração, Murphy tornou-se extremamente popular tanto nos Estados Unidos quanto em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
Trabalhou duas vezes com John Huston, a primeira como o astro de "The Red Badge of Courage" e depois como coadjuvante no faroeste clássico "The Unforgiven".
Outros filmes importantes incluem "Night Passage", quando atuou ao lado de James Stewart, "The Quiet American", com Michael Redgrave, e seu maior sucesso comercial, "To Hell and Back", baseado em suas memórias de guerra, publicadas em 1949.
Durante o ano de 1965, Murphy filmou um pequeno faroeste na Espanha, "The Texican", e depois foi para Israel, onde fez o drama de espionagem "Trunk to Cairo", que seriam lançados em 1966 e 1967, respectivamente.
A essa altura, sua carreira já entrara em decadência.
Em 1968 requereu falência, e no ano seguinte produziu seu único filme, "A Time for Dying", lançado apenas em 1982.
Às 12:08' (horário local) de 28 de maio de 1971, o avião particular em que viajavam Murphy e mais quatro executivos, devido à baixa visibilidade, chocou-se com a montanha "Brush" durante uma tempestade, a vinte quilômetros da cidade de Roanoke, no estado da Virginia.
Ninguém sobreviveu, sendo que o corpo de Audie Murphy havia sido atirado para fora da aeronave.
As equipes de resgate chegaram até o local do acidente no final do dia, sendo que para chegarem até lá tiveram que caminhar mais de 6 km em terreno íngrime pela montanha.
Ali, eles descobriram que três corpos foram encontrados na aeronave: três foram atirados para fora do avião, incluindo Audie Murphy.
Veículos de tração nas quatro rodas foram utilizados para chegarem até o local com o objetivo de resgatar os corpos das vítimas.
Inúmeras homenagens têm sido prestadas desde seu falecimento, entre elas:
- o Hospital de Veteranos de San Antonio, Texas, inaugurado em 1973, recebeu o nome de Audie L. Murphy Memorial Veterans Hospital;
- em 1986, Murphy foi incluído no "Hall of Great Western Performers" pelo National Cowboy Hall of Fame & Western Heritage Museum de Oklahoma City, Oklahoma;
- em 1996, o dia de seu nascimento foi oficialmente declarado "Dia de Audie Murphy" pela Assembléia Legislativa do Texas;
- em 2000, o Correio de seu país lançaram um selo com seu retrato.
- um monumento em homenagem á Audie Murphy foi instalada no Museu do Algodão, na cidade de Greenville - Texas - EUA.
- foi feito um memorial em homenagem à Audie Murphy no alto das Montanhas Brush em Catawba, (local do acidente que o matou), no Estado da Virgínia - EUA.
Causa da Morte:
Audie Leon Murphy morreu 28/05/1971 com apenas 45 anos de idade, devido ao choque do avião em que viajava com a montanha Brush em Catawba, distante vinte quilometros da cidade de Roanoke, no estado da Virginia.
Sepultamento:
O corpo de Audie Murphy foi enterrado com honras militares em uma seção perto do "Túmulo do Soldado Desconhecido" no Cemitério Nacional de Arlington (Arlington National Cemetery), Washington DC- Estado da Virginia - EUA.
Seu túmulo é atraído por muitos visitantes através de uma passarela especial que foi construída no local.
Enquanto todos os soldados com Medalhas de Honra enterrados em Arlington tiveram suas lápides substituídas com uma folha de ouro a família de Audie Murphy pediu para que sua sepultura fosse mantida simples e discreta, de acordo com seus desejos.
Também foi construído um Memorial em sua homenagem no alto das montanhas "Brush" em Catawba - Estado da Virginia - EUA.
Memorial ==> Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[Coordenadas aproximadas em um raio estimado de 100 metros, sendo o acesso feito por Trilha].
[37°21'52.42"N, 80°13'32.66"W]
Sepultura ==> Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[38°52'34.20"N, 77° 4'23.20"W]
[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
_____________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário