quinta-feira, 1 de agosto de 2013

HUMPHREY BOGART Ator.


Ator [25 / 12 / 1899 <==> 14 / 01 / 1957] Humphrey DeForest Bogart , mais conhecido como Humphrey Bogart, foi um famoso ator norte americano, lembrado mundialmente por suas inúmeras participações em filmes de grande sucesso, dentre eles "Casablanca". Batizado como Humphrey DeForest Bogart, ele era o filho mais velho de Belmont DeForest Bogart e Maud Humphrey. Seu pai era um médico cirurgião e a mãe artista gráfica de sucesso. Bogart vViveu confortavelmente no bairro de Upper West Side, em Nova York, e estudou em uma escola particular prestigiada, a Trinity School, e posteriormente na Escola preparatória Phillips Academy em Andover, Massachusetts. A princípio pensou em estudar medicina na Universidade de Yale, mas seus planos não se concretizaram por ter sido expulso da escola preparatória por comportamento rebelde. Depois disso dirigiu caminhões por algum tempo. Por ter nascido no Natal de 1899, Bogie foi apelidado como "o homem do século passado". Bogart se alistou na Marinha para combater na Primeira Guerra Mundial. Em 1918, o barco que estava foi atacado por submarinos e um fragmento de madeira rasgou sua boca, afetando sua maneira de falar para o resto da vida. Humphrey Bogart começou sua carreira nos palcos do Brooklyn em 1921, sem nunca cursar aulas de teatro. Entre 1922 e 1925, ele apareceu em 21 produções da Broadway. Na época, Bogart conheceu Helen Menken, sendo que eles se casaram em 1926 e se separaram um ano depois, em 1927. Em 1928, ele se casou com a atriz Mary Philips. Em 1934, Bogart atuou na peça "Invitation to a Murder", onde o produtor Arthur Hopkins o viu e o escolheu para fazer parte do elenco de "The Petrified Forest". A peça teve 197 apresentações em Nova York, onde Bogart representou o papel de Duke Mantee. Para esse personagem, um sinistro e perigoso fugitivo da cadeia, Bogart ousou na interpretação, fazendo com que o personagem andasse lentamente e encurvado, pois, segundo ele, era como ficaria se ficasse longos anos presos à correntes e bolas de aço que se usava nos presídios da época. Quando a Warner Bros comprou os direitos da peça para filmá-la, assinou contrato com o protagonista Leslie Howard. A Warner iniciou então testes para o papel de Duke Mantee, onde Howard insistiu na contratação de Bogart. Sendo assim, em 1936 o filme "The Petrified Forest" foi lançado, contando ainda com a participação de Bette Davis. Bogart recebeu excelentes elogios. Mary Philips recusou-se a seguir o marido até Hollywood e pouco depois eles acabaram se divorciando. Em 1938, Bogart casa-se pela terceira vez, agora com a atriz Mayo Methot. O casamento com Mayo foi desastroso devido ao comportamento paranóico quando bebia, se convencendo que o marido a traía, gerando várias discussões. O "ponto final" no casamento foi provavelmente Casablanca (1943), quando Mayo o acusou de ter um caso com Ingrid Bergman. No filme "Casablanca" surgiu uma das lendas do cinema, a frase que ficaria famosa e que Bogart nunca a disse: -Toque de novo Sam! (no original: Play it again, Sam!). Em 1938, Bogart apareceu em um musical chamado "Swing Your Lady" no papel de um promoter. No ano posterior apareceu no filme "The Return of Doctor X" (ambos os filmes sem muita projeção). Entre 1936 e 1940, a Warner não lhe deu bons papéis, mas ele mesmo assim não recusava os papéis que lhe eram oferecidos para não ser dispensado. Ele fez filmes como "Racket Busters", "San Quentin" e "You Can't Get Away With Murder". Seu melhor papel da época foi em "Dead End" de 1937. Também trabalhou em vários filmes como ator (coadjuvante/secundário), entre eles o sucesso "Angels with Dirty Faces". Uma característica de seus papéis dessa época, e a de que ele "morria" em quase todos os filmes. Em 1941, Bogart atuou como protagonista em "High Sierra", um roteiro que teve a participação de John Huston, seu parceiro de farra. No mesmo ano, também atuou no clássico "film noir" "Relíquia Macabra", com John Huston assumindo a direção. Neste filme, ele fez o papel de Sam Spade, um investigador particular. O filme foi considerado pelo crítico de cinema Roger Joseph Ebert e pela revista Entertainment Weekly como um dos melhores filmes de todos os tempos e recebeu três indicações ao Oscar. Depois de tantos filmes de gangsters, policiais, bandidos e mocinhos, Bogart pela primeira vez faz um filme romântico/dramático, "Casablanca". Lançado em 1942, o filme é um dos maiores clássicos do cinema mundial, onde Bogart interpreta "Rick Blaine", o dono de um clube na cidade de Casablanca no Marrocos. Durante as filmagens, ele e Ingrid Bergman, a protagonista feminina, quase não se falaram. Ela diria tempos depois: "Eu o beijei mas nunca o conheci". Bogart foi indicado ao Oscar de melhor ator mas não venceu, embora Casablanca tenha vencido na categoria de melhor filme. Durante as filmagens de "Uma Aventura na Martinica" em 1944, Bogart conheceu aquela que seria sua quarta esposa e a que lhe traria o casamento mais feliz, a jovem atriz "Lauren Bacall", ou Baby (como a chamava por ser 25 anos mais nova). Eles se casaram em 1945 e fizeram no ano seguinte o filme "À Beira do Abismo" já como marido e mulher. Em 6 de janeiro de 1949, Lauren deu a luz ao primeiro filho do casal, Stephen Humphrey Bogart (apelidado de Steve, em honra ao personagem de Bogie em Uma Aventura na Martinica) e depois, em 23 de agosto de 1952, eles tiveram uma menina, Leslie Howard Bogart. O nome foi em homenagem ao ator Leslie Howard que ajudou Bogart no início da carreira. Hoje Stephen tem três filhos, Jamie e Richard e uma menina (agora modelo) Brooke. De 1943 até 1955, Bogart fez vários filmes interpretando diferentes personagens. Em 1949, ele fundou sua própria produtora, a Santana Productions. No ano de 1951, Bogart fez o filme "Uma Aventura na África" contracenando com Katharine Hepburn num duelo memorável de interpretações e dirigido por John Huston. Este foi seu primeiro filme colorido e seu trabalho como o barqueiro Charlie Alnutt fez com que conquistasse finalmente o Oscar de melhor ator. Em 1954, filmou "A Nave da Revolta", baseado no livro homônimo de Herman Wouk, que ganhou o Prêmio Pulitzer em 1951, no papel do esquizofrênico Capitão Queeg. No mesmo ano ainda participou de Sabrina com Audrey Hepburn e William Holden e de "A Condessa Descalça", com Ava Gardner. Seu último trabalho foi em "A Trágica Farsa" de 1956 no papel de Eddie Willis, um jornalista esportivo que vira promotor de boxe. Humphrey Bogart bebia e fumava muito, e devido à isso teve câncer no esôfago. Em 1956, fez uma cirurgia no para retirar o esôfago e dois linfomas no "Good Samaritan Hospital" (Hospital Bom Samaritano) em Los Angeles, mas acabou por morrer em sua residência no dia 14 de janeiro de 1957. Causa da Morte: Humphrey Bogart faleceu às 06:30' de 14/01/1957, aos 57 anos de idade em sua residência em "232, Mapleton Drive" em Los Angeles (EUA) [Coordenadas GPS: Latitude / Longitude = 34° 4'48.06"N, 118°25'55.27"W], devido à complicações diversas provocadas por câncer. Sepultamento: Forest Lawn Memorial Park (Glendale) Glendale - Los Angeles - EUA. Local: Garden of Memory, Columbarium of Eternal Light. (Área Fechada. Não acessível ao público em geral). Coordenadas GPS (Latitude / Longitude) (Cemitério): [34° 7'27.23"N / 118°14'43.76"W] [Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!] _____________________________________________________________ Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com]. _____________________________________________________________

terça-feira, 30 de julho de 2013

CLEYDE YÁCONIS. Atriz famosa.


Atriz [14 / 11 / 1923 <==> 15 / 04 / 2013] Cleyde Becker Iaconis, mais conhecida como Cleyde Yáconis, foi uma atriz brasileira, lembrada pelo público, principalmente pela sua participação em novelas televisivas. Cleyde Becker Yáconis nasceu na cidade de Pirassununga (SP), em 14 de novembro de 1923, sendo filha de Edmondo Iaconis e de Alzira Iaconis, tendo duas irmãs, Cacilda Becker e Dirce Becker. As dificuldades da sua infância pobre aumentaram quando ela tinha 4 anos de idade, momento em que seu pai abandona a família. Em 1927 o pai de Cleyde Yáconis abandona a família, ficando sua mãe em uma situação complicada devido ao preconceito que existita na época em relação à mulheres separadas. (Cleyde Yáconis contou certa vez em uma entrevista que o pai usava roupas elegantes e procurava se cuidar, enquanto as filhas mal tinham o que vestir e ainda eram espancadas. "Ele tinha um requinte de espancamento, que se batia com o cinto era do lado da fivela (…) Eu e Cacilda somos muito parecidas com ele, principalmente na mão. Ele gostava de bater aqui no cocoruto, pra gente desmaiar. Entende? É a lembrança que eu tenho do meu pai até 4 anos de idade."). Depois da separação, Cleyde Yáconis, suas irmãs Dirce e Cacilda jutamente com sua mãe se mudam para a cidade litorânea de Santos (SP). Nessa época a família de Cleyde Yáconis viveu em extrema pobreza, morando em um container de navio em uma favela do Canal 3 de Santos. Todos os meses, com seu pagamento, a mãe comprava um saco de arroz, de feijão e de batata, sendo essa a refeição de todos. Essa situação só acabou quando a irmã de Cleyde Yáconis, Cacilda Becker, conseguiu consolidar sua carreira teatral em São Paulo, podendo então ajudar sua família a ter uma vida melhor. Incentivada pela mãe professora, Cleyde Yáconis fez o curso normal e, simultaneamente, o de enfermagem, com a idéia de se formar em medicina. Em 1950, levada pela irmã Cacilda Becker para São Paulo, começa à trabalhar no setor de "guarda-roupas" do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Mesmo sem intenção de se tornar atriz, substitui Nydia Licia no papel de Rosa Gonzalez, em "O Anjo de Pedra", de Tennessee Williams. Por sua atuação, Ziembinski a convida para o papel de Annette, em "Pega-fogo", de Jules Renard. Com isso, desiste de prestar exame para a Faculdade de Medicina. No ano seguinte, 1951, torna-se a atriz-revelação do teatro paulista, premiada pela Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCT), por sua atuação em "Ralé", de Maximo Gorki. De 1950 a 1964 participa de 35 montagens no TBC, entre as quais, "Santa Marta Fabril S.A.", de Abílio Pereira de Almeida (1955); "Adorável Júlia", de Marc-Gilbert Sauvajon (1957); e "A Morte do Caixeiro-viajante", de Arthur Miller (1962). Mas é em 1953 que ganha seu primeiro grande papel no TBC, a "Senhora Flora", protagonista de "Assim É Se lhe Parece", de Luigi Pirandello, quando abiscoita o Prêmio Governador do Estado como melhor atriz do ano. Em "Maria Stuart", de Schiller (1955), também é premiada como melhor atriz: Prêmio Saci. Três anos depois, ao lado de Cacilda Becker, Ziembinski, Walmor Chagas e Fredi Kleeman, funda o Teatro Cacilda Becker. A companhia estreéa com "O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna, em maio de 1958. Em 1964 tem outro desempenho consagrador: vive nos palcos Yerma, de Garcia Lorca, dirigida por Maurice Vanneau. Durante a temporada de "Vereda da Salvação", de Jorge Andrade, é detida pela ditadura militar, mas o prestígio de Cacilda Becker faz com que seja liberada. Desliga-se do TBC e, em 1965, a convite de Nelson Rodrigues, aceita viver a prostituta "Geni" de "Toda a Nudez Será Castigada", com direção de Ziembinski. Por seu desempenho é premiada com o prêmio Molière. Em 1966 integra o Grupo Opinião em "Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come", de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, com direção de Gianni Ratto. Em 1967 substitui Teresa Rachel em "Édipo Rei", de Sófocles, e dá vida a outra grande personagem, Jocasta, a mãe de Édipo, este vivido por Paulo Autran, sob a direção de Flávio Rangel. Em 1976 faz "A Rainha do Rádio", de José Safiotti Filho, direção de Antonio Abujamra. Em 1988 dá início à parceria com o diretor Ulysses Cruz com "Cerimônia do Adeus", de Mauro Rasi, em que interpreta Simone de Beauvoir. Em 1995, com o mesmo diretor, atua em "Péricles, Principe de Tiro", de Shakespeare. No cinema, atua em "Na Senda do Crime", de Flamínio Bollini Cerri (1954); "A Madona de Cedro", de Carlos Coimbra (1968); "Parada 88 – O Limite de Alerta", de José de Anchieta (1977); "Dora Doralina", de Perry Salles (1982); e "Jogo Duro", de Ugo Giorgetti (1985). Em 2000 roda ao lado de Dirce Migliaccio o curta-metragem "Célia e Rosita", de Gisella de Mello, em homenagem às atrizes Célia Biar e Rosita Thomaz Lopes, filme no qual vive Rosita. Cleyde Yáconis entra para a televisão em 1966, na TV Paulista, mas logo é levada por Cassiano Gabus Mendes para a TV Tupi de São Paulo, onde aparece nas novelas "O Amor Tem Cara de Mulher" (1966), "Mulheres de Areia" (1973) e "Gaivotas" (1979). Na TV Globo, faz "Rainha da Sucata" (1990), "Vamp" (1991) e "As Filhas da Mãe" (2001). Em 2006, na TV Record, trabalha em "Cidadão Brasileiro". Em teatro, brilha mais uma vez em 2002 ao lado de Sergio Britto, em "Longa Jornada de um Dia Noite Adentro", de Eugene O’Neill, sob a direção de Naum Alves de Souza. Em 2003 conquista o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pelo conjunto da obra. Neste mesmo ano, recebe o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura & Arte do Governo da Bahia. Em 2005 é agraciada com a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Por sua interpretação na primeira montagem brasileira de Cinema Éden, de Marguerite Duras, com direção de Emílio Di Biasi, é indicada em 2005 para o Prêmio Shell de Teatro. Em 2006 protagoniza "A Louca de Chaillot", de Jean Giradoux, peça inédita nos palcos brasileiros, sob o comando dos jovens diretores Ruy Cortez e Marcos Loureiro. Longe dos refletores, das festas e da metrópole paulista, Cleyde Yàconis é uma mulher de hábitos simples. Em contato com a natureza, em seu sítio no distrito de Jordanésia, pertencente ao município de Cajamar, a 28 km da capital paulista, desfrutava uma vida tranquila ao lado de seus cachorros, de seus passarinhos e de suas árvores. O último papel de Cleyde Yáconis na televisão, foi sua participação na novela "Passione" em 2010, no papel de Brígida. No teatro, sua última peça, "Elas Não Gostam de Apanhar" (montagem de Nelson Rodrigues), estreou em julho de 2012. Cleyde Yáconis foi casada por 11 anos com o ator Stenio Garcia, mas não tiveram filhos. A saúde Cleyde Yáconis decaiu após uma queda que a atriz sofreu em Julho de 2010, fraturando a cabeça do fêmur. Nessa época Cleyde passou por uma cirurgia no Hospital arra D'Or, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, ficando internada durante seis dias.Cleyde Yáconis estava internada no Hospital Sírio Libanês desde Outubro de 2012, falecendo em 15/04/2013. Causa da Morte: Cleyde Yaconis morreu na manhã de 15/04/2013 no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, com 89 anos de idade, devido à complicações provocadas por Isquemia. Obs.: [Isquemia é a falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico devido a obstrução causada por um trombo, seja ele formado por placas gordurosas ou por coágulos sanguíneos]. Sepultamento: Cemitério Municipal de Cajamar - SP. Rua Afonso Caramigo, s/n. Cajamar - SP. Local: Quadra 13 - Sepultura 31. Coordenadas GPS (Latitude / Longitude) (Cemitério): [23°21'22.87"S / 46°52'50.80"W] [Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!] __________________________________________________________ Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].

domingo, 28 de julho de 2013

VIVIEN LEIGH "Obituário da Fama" Atriz Famosa.


Atriz [05 / 11 / 1913 <==> 07 / 07 / 1967] Vivien Leigh, Lady Olivier, mais conhecida como Vivien Leigh, foi uma famosa atriz e "lady" inglesa nascida na Índia (quando este país ainda pertencia ao Império Britânico), considerada uma das mais belas e importantes personalidades do século XX, presente na lista feita pelo Instituto Americano de Cinema das 50 maiores lendas do cinema, sendo mais lembrada pelo público e fãs pelo seu papel de "Scarlett O'Hara" no famoso e mundialmente conhecido filme "E o Vento Levou" de 1939. Apesar de suas aparições no cinema terem sido relativamente poucas, Vivien venceu o Oscar de melhor atriz duas vezes. A primeira vez foi interpretando Scarlett O'Hara em "E o Vento Levou" (1939), e a segunda foi interpretando Blanche DuBois em "Uma Rua Chamada Pecado" (1951) (a mesma personagem que ela interpretara nos palcos da West End, em Londres). Vivien frequentemente fazia colaborações com seu marido, o também ator, e diretor Laurence Olivier. Durante mais de trinta anos como atriz de teatro, ela se mostrou bastante versátil, interpretando desde heroínas das comédias de Noel Coward e George Bernard Shaw às personagens dos dramas clássicos de Shakespeare. Aclamada por sua beleza, ela sentia que isso às vezes atrapalhava o público de vê-la como uma atriz séria. Afetada por um distúrbio bipolar durante a maior parte de sua vida adulta, o humor de Vivien era quase sempre não-entendido pelos diretores, e ela ganhou a reputação de ser uma atriz difícil. Diagnosticada com tuberculose crônica na metade da década de 1940, Vivien se tornou uma pessoa enfraquecida a partir de então. Ela e Laurence Olivier se divorciaram em 1960; a partir daí, a atriz continuou a trabalhar esporadicamente no cinema e no teatro até sua morte súbita por tuberculose. Vivien Leigh nasceu Vivian Mary Hartley em 5 de novembro de 1913 na cidade de Darjeeling, à sombra do Monte Everest, na Índia. Vivian chegara no final da era de ouro do Império Britânico. Vinda de uma família burguesa inglesa, seu pai, Ernest Hartley, era agente de câmbio e, paralelamente, atuava no teatro amador. No fim da Primeira Guerra Mundial, ele levou a família de volta à Inglaterra. Aos 6 anos de idade, sua mãe, Gertrude, decidiu interná-la no Convento do Sagrado Coração, ainda que ela fosse dois anos mais nova que qualquer outra aluna. O único conforto para a criança solitária era um gato que vagava pelo pátio do convento, e que as freiras a deixaram levar para o dormitório. Sua primeira e melhor amiga na escola era uma menina de 8 anos, que mais tarde também se tornaria estrela: Maureen O'Sullivan, que viera da Irlanda. Na quietude do convento, as duas brincavam de recriar os lugares que haviam deixado, e imaginavam como seriam os que desejavam visitar. Lá, ela se destacou na dança, no violoncelo e nas peças de final de ano. De 1927 a 1932, ela se juntou aos pais na Europa. Os Hartley haviam deixado definitivamente a Índia, onde Vivian nascera. Devido à sua educação refinada, Vivien aprendeu a falar fluentemente o francês e o alemão, além de fazer um curso de dicção. Em 1932, aos 18 anos, entrou na Academia Real de Artes Dramáticas de Londres; surpreendentemente, no entanto, ela saiu no outono do mesmo ano, quando decidiu se casar. Vivian conhecera e se apaixonara pelo jovem advogado Hebert Leigh Holman, de 31 anos, e os dois se casaram em 20 de dezembro de 1932. Logo em seguida, em 1933, nasceu Suzanne Holman, a filha do casal. Depois, retornou à Academia Real de Artes Dramáticas de Londres para concluir seus estudos e se tornar uma atriz. Vivian fez teste e foi escolhida para um pequeno papel num filme chamado "Things Are Looking Up" (1935). Embora o papel fosse pequeno, chamou a atenção de um empresário, John Glidden, do qual ela se tornou cliente. Depois, no mesmo ano, veio um filme barato: "The Village Squire". John Glidden também criou um nome artístico para Vivian, usando o primeiro nome dela e um sobrenome do marido. Pouco depois, o produtor Sidney Carroll sugeriu que a letra "a", nome Vivian, fosse substituído por uma letra "e", para dar mais feminilidade. Vivien Leigh estreou nos palcos de Londres interpretando a esposa namoradeira em The Green Sash. A carreira dela deu uma guinada quando ela protagonizou a produção de Sidney Carroll da peça "The Mask Of Virtue". A peça, que estreou em 15 de maio de 1935 foi um estrondoso sucesso e, quase da noite para o dia, Vivien se tornou o assunto de Londres. Os elogios da crítica a Vivien, unidos a sua incomparável beleza, chamaram a atenção do produtor Alexander Korda, que a contratou por 5 anos. Antes de filmar o primeiro filme do contrato, Vivien conseguiu aparecer em mais três peças. Em 1937, Korda estava preparado para trabalhar com sua revelação no filme "Fogo sobre a Inglaterra", um filme sobre a rainha Elizabeth I na época da Armada Espanhola. Vivien estava entusiasmada com o filme e especialmente contente porque iria trabalhar com Laurence Olivier, um ator que ela e seu marido conheciam socialmente. Laurence Olivier e Vivien Leigh ficaram íntimos demais durante a filmagem, e restava pouca dúvida de que os dois estavam apaixonados. No mesmo ano, ao atuarem juntos na peça Hamlet, no Castelo de Elseneur, local da tragédia de Shakespeare, o sucesso foi enorme, a ponto do príncipe da Dinamarca vir vê-los. Depois disso, os jovens amantes perceberam que havia chegado a hora de falar a seus respectivos consortes do seu amor, e que queriam se divorciar para se casar. Vivien deixou definitivamente seu marido e foi morar com Olivier, deixando a educação de sua filha, Suzanne, por conta de sua mãe. Em seguida, eles filmaram "Três Semanas de Loucura", mas o filme foi considerado bobo e nem chegou a ser lançado (só o foi em 1940, quando ambos se tornaram estrelas). Para o próximo filme, Alexander Korda emprestou Vivien a MGM (Metro Goldwin Mayer) para estrelar a produção inglesa "Um Ianque em Oxford" (1938), com Robert Taylor, então no auge da popularidade. O entusiasmo inicial de Vivien tornou-se em decepção quando ela soube que não interpretaria a protagonista, que acabou ficando para Maureen O'Sullivan, sua ex-coleguinha de escola. Em 1938, Laurence Olivier foi contratado para interpretar Heathcliff na produção de Samuel Goldwyn "O Morro dos Ventos Uivantes" (1939). Ele desejava que Vivien interpretasse seu par-romântico no filme, que acabou com Merle Oberon. Mais tarde, Vivien decidiu que precisava vê-lo, e partiu a bordo do Queen Mary. Dizem que, durante a viagem, ela ficava na cabine, lendo o livro "E o Vento Levou", de Margaret Mitchell. Vivien não só estava ansiosa para rever seu amado Olivier, mas também planejava conquistar o papel de Scarlett O'Hara, a protagonista do filme "E o Vento Levou", de 1939. Pelo que se sabe, Vivien Leigh queria interpretar Scarlett havia muito tempo. O livro de Hugo Vickers, "Vivien Leigh" publicado em 1988, fala sobre o que houve durante a produção de um filme na Inglaterra, em 1937: Alguém disse a Laurence Olivier: "Larry, você daria um ótimo Rhett Butler" (o par-romântico da protagonista de E o vento levou, que acabou sendo interpretado por Clark Gable). Ele apenas riu, mas a discussão sobre o elenco prosseguiu, e Vivien causou um silêncio repentino ao dizer: 'Larry não será Rhett Butler, mas eu serei Scarlett O'Hara. Esperem e verão' ." Isso era, no mínimo, muito curioso, uma vez que ela era uma total desconhecida na América e na época, havia muita divergência sobre quem deveria interpretar Scarlett O'Hara. A escolha de sua intérprete fascinou o mundo. Centenas de mulheres fizeram testes, algumas desconhecidas e amadoras, de setembro de 1936 até dezembro de 1938, entre elas Tallulah Bankhead, Paulette Goddard, Jean Arthur, Joan Bennett, Lana Turner e Susan Hayward. O produtor do filme, David O. Selznick, sempre preferia achar uma atriz novata, algum rosto novo que não fosse identificado por papéis anteriores. Atrizes bastante famosas que estiveram cotadas, mas que por várias razões não fizeram o teste, incluem estrelas da época, como Margaret Sullavan, Miriam Hopkins, Joan Crawford, Norma Shearer, Loretta Young, Bette Davis e Katharine Hepburn. Vivien dizia que o livro era maravilhoso e que daria um ótimo filme. Ouviram-na até dizendo: "Eu me escolhi como Scarlett O'Hara. O que acha?". Está claro que Vivien falava tanto de Scarlett na esperança que alguém da Selznick International Pictures registrasse seu interesse e investigasse o caso. Em seu livro de 1989, "Vivien a love affair in camera" o famoso fotógrafo Angus McBean escreveu sobre ela, quem fotografara em inúmeras ocasiões, durante 30 anos. McBean relatou que em 1936 ele foi convidado a levar umas fotos até a casa dela em Londres. Nesse trecho, ela diz: "São maravilhosas (as fotos), Angus, querido. Como eu queria (interpretar Scarlett). Você leu o livro? 'Que livro?' "E O VENTO LEVOU", claro. É a minha Bíblia. E vou interpretar Scarlett nem que seja a última coisa que eu faça. Você não leu? Precisa ler." E ela lhe deu uma cópia do livro, com esta dedicatória: "Ao querido Angus, com amor. Scarlett O'Hara". Em 1941 David O. Selznick (o produtor de "E o vento levou") escreveu um artigo para uma revista, que dizia: "Antes que meu irmão, Myron Selznick, o maior empresário de Hollywood, levasse Laurence Olivier e Vivien Leigh para ver a cena do incêndio de Atlanta, eu nunca vira Vivien. Quando Myron nos apresentou, as chamas iluminavam o rosto dela, e ele disse: 'Quero apresentar Scarlett O'Hara'. Naquele momento, tive certeza de que era a atriz perfeita, pelo menos fisicamente". Mais tarde, os testes, feitos sob a brilhante direção de George Kukor, mostraram que ela também "estraçalhava" no papel. Depois de várias pré-estréias de gala em dezembro de 1939, "E O Vento Levou" tornou-se o filme mais famoso, mais assistido e mais aclamado da História, e Vivien Leigh, interpretando Scarlett O'Hara, foi a força motriz dele. O clássico ganhou o impressionante número de 10 prêmios Oscar (incluindo o de melhor filme e, também, o primeiro Oscar dado a uma atriz afro-americana, Hattie McDaniel). Foi aí que Vivien ganhou o primeiro de seus dois Oscars de melhor atriz. Quando, em 1951, a Warner anunciou a versão filmada de "Uma Rua Chamada Pecado", pensou-se em Olivia de Havilland (com quem Vivien havia contracenado em "E o Vento Levou") para o papel principal, mas ofereceram o papel a Vivien, que recebeu cem mil dólares, tornando-se a atriz inglesa mais bem-paga da época. Vivien e Laurence não iam a Hollywood há quase dez anos, e a chegada deles no outono de 1950 despertou entusiasmo no ramo. Ele também ia fazer um filme lá: "Perdição por Amor", de William Wyler, que já o dirigira antes em "O Morro dos Ventos Uivantes". Vivien Leigh teve um desempenho magnífico em "Uma Rua Chamada Pecado" e, por isso, foi recompensada com seu segundo Oscar de melhor atriz, mas seu trunfo teve um preço alto; ela diria depois: "Blanche DuBois é uma mulher da qual tudo foi arrancado, uma figura trágica e eu a entendo, mas interpretá-la me fez mergulhar na loucura." Vivien Leigh e Laurence Olivier trabalharam nas peças César e Cleópatra e Antônio e Cleópatra em noites alternadas, para o Festival da Grã Bretanha de 1951. Naquela época, a vida de Vivien estava mudando. Ela, que sofria de tuberculose, também sofreu dois abortos, e foi diagnosticada como maníaco-depressiva. Contudo, o público ainda a amava. Como o ritmo alucinado de trabalho era excessivo, Vivien começou a cair em longos períodos de depressão. De fato, ela teve de se afastar do trabalho durante boa parte de 1952. Sua volta ao trabalho, no filme "No Caminho dos Elefantes" (1953), só piorou as coisas: Vivien teve um colapso no set, e precisou ser substituída por Elizabeth Taylor. Em seguida, começaram os boatos sobre a situação de seu casamento com Olivier. Em 1960 os boatos sobre a situação do casamento de Vivien Leigh e Laurence Olivier se confirmaram quando ele a abandonou para ficar com a comediante Joan Plowright, 22 anos mais nova do que ele. Ela pediu o divórcio por adultério, que foi concedido a 2 de dezembro de 1960. Depois disso, nunca mais se casou. Em 1963, Vivien ganhou um prêmio Tony por seu desempenho na comédia musical Tovarich. No ano seguinte, ela voltou a Hollywood para viver outra sulista no filme "A Nau dos Insensatos" (1965). Em outubro de 1964, ela retornou pela primeira vez à Índia, desde que saíra ainda criança. Ela visitou sua filha, Suzanne. Vivien Leigh ensaiava "A Delicate Balance", de Edward Albee, em Londres, quando teve uma recaída (causada pela tuberculose que a atormentava havia décadas). Em 07/07/1967 Vivien Leigh foi encontrada morta em seu apartamento em Londres por Jack Merivale, ator e amigo de longa data que se tornou seu par romântico em últimos anos. Marido: Laurence Olivier [1937 à 1960]. Causa da Morte: Vivien Leigh faleceu em 07/07/1967, aos 53 anos de idade em seu apartamento em Londres (Inglaterra), devido à complicações provocadas por Tuberculose. Sepultamento: O Corpo de Vivien Leigh foi cremado e suas cinzas foram espalhadas em um lago, próximo à Blackboys, Sussex, Inglaterra. _____________________________________________________________ Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com]. _____________________________________________________ Além da Imaginação . Home Page