Ator / Diretor
[01 / 03 / 1951 <==> 11 / 11 / 2012]
Marcos Paulo Simões foi um famoso ator brasileiro, lembrado pelo público pelos suas várias interpretações de papéis diversos em novelas televisivas. Marcos Paulo também foi diretor de de TV e cinema.
Marcos Paulo nasceu na cidade de São Paulo, e foi criado no bairro do Bexiga.
Com uma infância sofrida, foi criado pela avó após ter perdido a mãe um dia após seu nascimento, além de nunca ter conhecido o pai.
Marcos Paulo Simões teve a sorte de ter como pai adotivo o ator, diretor, produtor e autor de tevê Vicente Sesso, com quem sempre se deu bem e que lhe indicou para seus primeiros trabalhos artísticos, além de permitir crescer no universo da televisão.
Aos cinco anos, começa a fazer teatro infantil.
Em 1967, faz sua primeira novela na TV Excelsior: "O Morro dos ventos Uivantes", passando depois para a TV Record e TV Bandeirantes.
Em 1970, estreia na Rede Globo na novela "Pigmalião 70", de Vicente Sesso.
Em seguida, atua em "Próxima Atração", "Minha Doce Namorada","O Primeiro Amor".
Nos anos seguintes, trabalhou em diversas novelas, como "Fogo Sobre Terra" (1974); "Gabriela" (1975); "O Grito" (1975); "O Casarão".
Em 1978, faz curso de direção na New School, nos Estados Unidos e, ao retornar ao Brasil, estreia como diretor na novela "Dancin’ days", dedicando-se quase exclusivamente à direção.
Em 1998, assume um dos núcleos de direção de programas da TV Globo.
Sob sua responsabilidade, foram produzidas as novelas "Meu Bem Querer" (1998), "Força de um Desejo" (1999), "Porto dos Milagres" (2001), "O Beijo do Vampiro" (2002), "Começar de Novo" (2004) e "Desejo Proibido" (2007).
No teatro, atua em "Quando as Máquinas Param" (1971), de Plínio Marcos, e "Deus lhe Pague", de Joracy Camargo.
No final dos anos 1970, montou a peça "As Gralhas", de Bráulio Pedroso, recebendo o Prêmio Mambembe de diretor revelação, e "Sinal de Vida", de Lauro César Muniz.
Ao todo, Marcos Paulo fez mais de 30 novelas na Rede Globo de Televisão.
No cinema, dirigiu "Assalto ao Banco Central", de 2011.
Marcos Paulo casou 5 vezes.
Sua primeira esposa foi a jornalista Márcia Mendes.
A segunda foi a também jornalista Belisa Ribeiro.
Foi casado a seguir com a atriz Renata Sorrah, com quem teve a filha Mariana.
Depois com a atriz Flávia Alessandra, e eles tiveram a menina Giulia.
Marcos Paulo, porém, quando estava com apenas 20 anos, namorou a modelo italiana Tina Serina e ela foi mãe de uma filha sua, hoje com mais de 30 anos e que se chama Vanessa.
Seu último casamento foi com a atriz Antonia Fontenelle, com quem esteve até seus últimos dias.
No mês de maio de 2011, durante um exame de rotina, Marcos foi diagnosticado com um câncer de esôfago, que o levou a vários meses de tratamento no Hospital São José da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
Em agosto, passou por cirurgia para a retirada do tumor e, após pouco mais de uma semana internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do local, foi anunciada sua boa recuperação.
No fim do mês passado, Paulo realizou uma série de exames que apontaram uma saúde perfeita e o câncer em total remissão, informou a assessoria de imprensa do Hospital São José, dia 31 de outubro.
De acordo com o oncologista Fernando Maluf, Paulo só precisaria, a partir de então realizar novos exames em 2013.
O programa Fantástico da TV Globo desta semana confirmou que o ator estava vivendo sua rotina normal.
Na manhã deste domingo, segundo o telejornal, ele desembarcou no Rio de Janeiro, após uma semana de trabalhos em Manaus (AM), onde fez sua última aparição pública no 9º Amazonas Film Festival, sexta-feira (9).
Por volta das 21h, passou mal e, no momento em que ia ao hospital, não resistiu e morreu.
Causa da Morte: Marcos Paulo Simões morreu em 11/11/2012 às 21:00' com 61 anos de idade, em sua casa no Rio de Janeiro, devido à Embolia Pulmonar.
Sepultamento:
O Corpo de Marcos Paulo Simões foi velado na capela 1 do Memorial do Carmo no Rio de Janeiro até as 16:00' do dia 12/11/2012, sendo em seguida encaminhado para cremação.
Suas cinzas ficarão em posse de sua família.