"Poderia uma pessoa desde quando nasce estar com seu futuro programado?
Do mesmo modo, poderia um grupo de pessoas em uma viagem estar com seu fim já pré-determinado?
Se isso acontecesse, seria possível que surgissem sinais e avisos no decorrer do tempo, indicando o que estaria por vir, mesmo sendo algo incomum e além da capacidade de compreensão das pessoas de nosso mundo?"
Os fatos descritos a seguir mostram que isso pode realmente ser possível!
=================================================================================
11 de Julho de 1973, Aeroporto Internacional do Galeão, Rio de Janeiro, Brasil.
117 pessoas embarcam no Vôo da Varig "RG – 820" com destino à Londres, Inglaterra.
O avião, um boeing 707 com capacidade para 202 pessoas, faria uma escala no Aeroporto de Orly em Paris.
No comando do avião estavam Gilberto Araújo da Silva, um dos melhores pilotos da companhia, tendo o título de Comandante Master (posto máximo na carreira de piloto) e o segundo comandante Antônio Fuzimoto.
Entre os passageiros, personalidades como a socialite e belíssima atriz Regina Léclery, o senador e Presidente do Senado Filinto Muller, o cantor Agostinho dos Santos, o iatista tricampeão mundial Joerg Bruder e o jornalista Júlio Delamare (primeiro diretor do departamento de esportes da Rede Globo).
A manhã estava tranquila quando o avião levantou vôo do aeroporto do Rio de Janeiro.
A travessia sobre o Oceano Atlântico ocorreu sem problemas e logo estavam sobrevoando a bela cidade de Paris, onde o avião faria uma escala. A comissária de bordo pediu para que todos sentassem em suas poltronas e afivelassem o cinto de segurança.
O comandante Gilberto com uma voz calma descreve os pontos turísticos de Paris.
O avião já estava em procedimento de pouso e apenas a 1 minuto da pista do Aeroporto de Orly quando a torre de controle recebe uma mensagem do comandante Gilberto:
“Eu tenho um problema mecânico com meus motores …Eu vou morrer!”
Ao se aproximar do Aeroporto de Orly, iniciou-se um incêndio no fundo do avião.
Os comissários de bordo correram para apagar as chamas, mas logo todo o avião estava tomado por uma fumaça densa e tóxica.
A fumaça invadiu a cabine e os pilotos perderam a comunicação com a torre de controle.
Exatamente às 14:03' os pilotos resolveram fazer um pouso de emergência.
Em uma manobra habilíssima, os comandantes Gilberto Araújo da Silva e Antônio Fuzimoto desviaram das milhares de casas da capital francesa e pousaram o avião em um campo aberto em Saulx-les-Chartreux, ao sul de Paris.
Ainda atordoados, os pilotos abriram a porta da cabine e não enxergavam um centímetro às suas frentes, abriram a porta do avião e pularam para fora.
Apesar de todo o esforço dos pilotos, 123 pessoas (116 passageiros mais 7 tripulantes) morreram no desastre, não pela queda do avião, mas queimados e intoxicados pela fumaça do incêndio que iniciou-se em pleno ar.
De todos os 114 passageiros, apenas 1 sobreviveu, Ricardo Trajano, um jovem que desobedeceu todos os procedimentos e correu para perto da cabine onde a fumaça não estava tão densa.
Quando os bombeiros chegaram ele foi o primeiro a ser resgatado, desmaiado e com queimaduras.
Uma minunciosa investigação sobre as causas do incêndio foi feita e para surpresa de todos a causa do incêndio foi um cigarro aceso jogado no lixo do banheiro do avião pouco antes do pouso. A partir desse acidente o fumo foi proibido nos aviões.
Apesar da grande perda em pessoas nesse acidente, a tragédia poderia ter sido maior se o avião tivesse caído sobre as casas parisienses.
O comandante Gilberto ficou conhecido no mundo inteiro pela enorme perícia com que conduziu o avião e em 26 de julho de 1973 foi condecorado pelo Ministério dos Transportes da República da França.
Além da Imaginação Home Page
www.alemdaimaginacao.com